Localize no mapa os locais de exposição das obras selecionadas
O Museu dos Terceiros foi criado em 1974 com o objetivo de guardar e expor um significativo espólio de arte sacra, parte dele oriundo da Igreja Matriz. Foi então escolhido o extinto convento franciscano. O Convento de Santo António foi instituído em 1481, tendo a obra sido financiada pelo 1º Alcaide de Ponte de Lima, D. Leonel de Lima, para nele se enterrar. Durante o séc. XVI foram acrescentadas três capelas tumulares no lado do evangelho, que sofreram benfeitorias posteriores. A igreja foi alterada em 1744, com linhas sóbrias, nave única precedida por galilé e coro-alto com cadeiral.
Entre 1745 e 1747, foi construída a Igreja da Venerável Ordem Terceira de S. Francisco, de planta longitudinal, nave única e decoração essencialmente barroca, ostentando a capela-mor um magnífico altar rocaille de talha dourada e policromada e um cadeiral atribuído ao italiano Luigi Chiari. O acervo do Museu inclui um conjunto significativo de estatuária religiosa, pintura, azulejos dos séculos XVI a XVIII e alfaias litúrgicas.
Interessante a decoração de alguns dos seus espaços - a antessacristia forrada a azulejos polícromos de padrão, a sacristia com lambril de azulejos de figura avulsa, um arcaz com alçado decorado com painéis alusivos a santos franciscanos, relicários e teto apainelado e policromado. De realçar ainda um bom arquivo histórico e um curioso repositório de vestígios arqueológicos provenientes de todo o concelho. O conjunto arquitetónico é propriedade da Igreja Católica, com quem o Município de Ponte de Lima celebrou um protocolo, no sentido de se recuperar o monumento e disponibilizá-lo ao público enquanto museu de arte sacra.
Avenida 5 de Outubro, 4990-028 Ponte de Lima | 3º Feira a Domingo: 10h-12h30 e de 14h-18h | 41° 45' 53,578" N - 8° 35' 14,024" W