Localize no mapa os locais de exposição das obras selecionadas
A Casa Torreada dos Barbosa Aranha, imóvel classificado como de interesse público, data do século XVII e foi adquirido pelo Município de Ponte de Lima numa fase em que se encontrava em grande degradação. Desde essa data que se encetaram parcerias para a promoção do Vinho Verde, nomeadamente com a Comissão de Viticultura desta região que se empenhou para que esta estrutura seja hoje uma realidade.
O programa museológico, associado à arquitetura do espaço, teve sempre presente dois fatores primordiais: a singularidade da história do território e, por conseguinte, o Vinho Verde enquanto resultado do seu terroir. Algumas das peças mais singulares, como a seringa da Filoxera, o pipo com aros de madeira, entre outras, revivem a memória dos mais velhos e deslumbram os mais novos. No Auditório um pequeno filme convida o visitante a entrar na Região dos Vinhos Verdes e a percorrer o território das nove sub-regiões. Por último, a Sala de Provas, pois não se pode ficar “com o gosto” sem o provar! Já dizia Eça de Queirós em carta a Ramalho Ortigão, em 1873: “...constantemente penso nas belas estradas do Minho, nas aldeolas brancas e frias – e frias! – no bom vinho verde que eleva a alma...”.
Casa Torreada dos Barbosa Aranha, Rua da Fonte da Vila 38, 4990-062 Ponte de Lima | 3º Feira a Domingo: 10h-12h30 e de 14h-18h | 41° 46' 04,15" N - 8° 34' 58,05" W