Notícias

Mantenha-se informado das novidades



Conceito Art'In Lima 2020 - Caminhos da Espiritualidade: Cultura, História e Património

Desde os primórdios que a Humanidade vem caminhando e preservando pela arte as suas crenças, memórias e afetos. O ato de caminhar esteve sempre ligado à descoberta, à busca do sentido que cada um encerra em si mesmo. Desde tempos remotos esta “pessoa” percorre, no corpo do peregrino, uma multiplicidade de veredas.

Também no homem contemporâneo o Caminho reflete a sua espiritualidade, a procura do seu “eu interior”, a razão da sua existência e do outro. O ser humano é um caminhante do mundo, alguém que atravessa a religião, a cultura e a arte, assim descobrindo a natureza, a paisagem, as tradições dos povos, a arquitetura, as artes e ofícios que abundam na infinidade de rotas a percorrer.

O Caminho não é apenas sinónimo de paz e tranquilidade, mas de desafio e luta, quer do corpo, quer da alma. É sinónimo de mistério, de dúvidas e da necessidade de fazer escolhas. Ele é também bifurcação, ânsia pelo desconhecido e assombroso. Na busca do mais extremo do mundo a explorar, o caminhante resiliente encontra o júbilo na plenitude da arte, nas cores, nas composições e paisagens. O Caminho termina num encontro e na certeza de que não será o último.

A cultura e história dos povos, refletidas nos costumes e património enraizados no chão dos séculos, enriquecem a alma do ser peregrino, a sua experiência individual e coletiva, sendo o fim do itinerário apenas mais um início. Porque mais importante que o chegar é o caminhar, mais importante que a meta é o percurso.



Conceito Art'In Lima 2020 - Caminhos da Espiritualidade: Cultura, História e Património
  • Partilhar